Conheça o Brincarte

Brincadeira e movimento

Respeito e valorização da experiência da criança, onde os adultos responsáveis são fundamentais atuando como colaboradores e mediadores da criança em todos os momentos.

 

A proposta do grupo Brincarte  Movimento visa oferecer atividades motoras e sensoriais para crianças de 5 meses a 5 anos divididas de acordo com a faixa etária. Estas atividades irão favorecer o desenvolvimento psicomotor da criança e a relação dela com o outro e o objeto.

A relação corporal é a linguagem que a criança utiliza nessa faixa etária para expressar as suas sensações e desejos. É importante que o adulto tenha um olhar atento para esse corpo que tem algo a dizer e trocar com o mundo a sua volta.

Por isso, criamos o espaço Brincarte  Movimento  no qual a criança vai ter a sua experiência valorizada e respeitada e onde ela vai poder se expressar através de várias linguagens. Os adultos responsáveis são fundamentais nesse processo atuando como colaboradores e mediadores da criança em todos os momentos.

 

Descobrindo o mundo a sua volta

Brincadeiras e movimento são as formas lúdicas e adequadas de se trabalhar corpo e mente de crianças de 5 meses a 5 anos. Através do lúdico e atividades direcionadas, a criança vai ser estimulada a descobrir e conhecer o mundo que a cerca.

Durante as aulas exploramos os movimentos do corpo através de diversos materiais e estímulos sensoriais. A partir do movimento, a criança cria sua imagem de corpo, o seu esquema corporal e o seu elo de comunicação com o exterior, constituindo dessa forma, sua individualidade e sua história.

 

O Papel do responsável

Cada palavra, cada olhar, incentivos e aplausos para os desafios superados estreitam laços e proporcionam incentivo.

No Brincarte, os adultos responsáveis participam de todo o processo atuando como colaboradores da criança em todos os momentos. Acreditamos que o vínculo, já estabelecido, entre a criança e o adulto que o acompanha na aula funciona como um facilitador para a realização das atividades propostas, além de estreitar laços e proporcionar novas descobertas.


O adulto acompanhante será um incentivador da criança. Ele deve encorajá-la com a palavra, o olhar, incentivos e aplausos a cada desafio superado. Dessa maneira a criança se sentirá mais segura para explorar esse novo universo.

 

No comments yet.

Deixe uma resposta